Como promover a leitura no país usando a internet

Hoje recebi um livro da Espalhe como parte da ação Livro para Voar, feito para os postos de gasolina Ale.

O site é como o BookCrossing. Você "libera" os livros que não pretende mais ler para incentivar a prática da leitura.

Estive envolvido com esse assunto durante quatro anos com o site Leia Livro. E essa experiência me deixou a impressão de que o BookCrossing precisa ser adaptado para funcionar bem aqui.

O problema é o ato de abandonar o livro. Onde isso vai acontecer? No ônibus, numa praça? Suspeito que quanto mais público o lugar, maiores as chances do livro liberto acabar em um sebo.

Outro problema: para o BookCrossing funcionar, é fundamental que o livro tenha a etiqueta da ação com a identificação do livro. É isso que explica, para quem encontra, que aquele não é um livro perdido.

Minha questão é: quantas pessoas terão o recurso e a paciência para imprimir as etiquetas a ponto disso ser adotado como prática por um grupo.

Eu, por exemplo, tenho vários livros que eu doaria com prazer se eu tivesse elementos para acreditar que eles chegariam a novos leitores.

Mas a minha sensação é que eles terminariam na estante de outra pessoa e, entre a dessa pessoa e a minha, fico com a minha, porque, pelo menos, eu posso, um dia, emprestar para algum amigo.

Falei em adaptar o BookCrossing para o Brasil e uma das alternativas mais viáveis é a de relacionar a idéia da troca de livros com espaços definidos. Me refiro a comércios como cafés e padarias.

O dono do estabelecimento cuida de colocar a etiqueta e os clientes frequentes doam seus livros. O cliente não tem o trabalho de fazer a etiqueta e sente que existe mais perspectiva para o livro ser lido e repassado.

E o comerciante oferece uma estante de livros para seus clientes voltarem e ficarem mais tempo no estabelecimento.




Comments

Post new comment

The content of this field is kept private and will not be shown publicly.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Allowed HTML tags: <a> <em> <strong> <cite> <code> <ul> <ol> <li> <dl> <dt> <dd>
  • Lines and paragraphs break automatically.

More information about formatting options