Nokia promove reunião nacional de blogueiros e moderadores de comunidades (e participa da conversa!)

Participei no último sábado do primeiro encontro nacional de blogueiros.

Ninguém ouviu falar desse evento porque ele tinha outro nome, mas, na prática, suspeito que esta tenha sido a primeira ocasião em que blogueiros de todo o país estiveram juntos.

Não apenas blogueiros, como participantes de fóruns e de comunidades no Orkut.

O evento se chamou Nokia Social Media Connections. Também escutei a forma curta: NokiaCamp. (Veja o que ele está gerando de conversas pela rede.)

Ao invés de surfar o modismo 2.0 enviando releases de produtos para blogueiros, a Nokia quis ser anfitriã de uma conversa entre essas pessoas.

Os convidados foram recepcionados na recém inaugurada Nokia Store, na Oscar Freire. Mas o ponto alto do evento aconteceu no nosso conhecido Espaço Gafanhoto, ponto de encontro mais tradicional de quem pensa e faz ações em rede em Sampa.

Os amigos da Papagallis aplicaram a metodologia de world cafe para promover conversas entre os participantes. Durante uma hora, trocamos idéias sobre como a internet móvel pode melhorar a vida das pessoas.

No final, a metodologia do aquário (foto abaixo) fez com que os principais temas debatidos fossem compartilhados com todos os participantes.

evento nokia

O mais interessante para mim dessa atividade foi ter percebido que as noções sobre comunicação em rede estão sendo absorvidas pelas empresas.

Até agora, o comum era a empresa querer "adicionar um pouco de mídias sociais" em uma ação promocional, tratando a internet como mais um canal de disseminação.

No NokiaCamp, em nenhum momento a equipe da Nokia promoveu a marca ou seus produtos para os convidados. Ao contrário, eles participaram do evento ouvindo e falando, conhecendo e se relacionando.

E que presente esses blogueiros levaram para casa? "Apenas" a oportunidade de se conhecerem pessoalmente - muitos só se acompanhavam à distância - e de falarem sobre os assuntos que eles mais gostam, no caso, tecnologia.

As conversas que começaram ali, vão continuar se desdobrando espontaneamente pela rede e seguramente as ações da Nokia serão notadas com mais carinho por essa turma daqui para a frente.




Comments

Oi Juliano, tudo bem? Sou assessora do Digital Age 2.0, lembra? Que acompanhou as entrevistas da Danah...
Que legal esse encontro! Vc me avisa quando tiver de novo? Não sou blogueira mas achei a idéia muito boa e gostaria de participar. E onde é o espaço Gafanhoto? É aberto? Posso ir a qualquer hora?

Sorry pela avalanche de perguntas, mas me interessei. E como sempre leio seu blog...

Abs

Post new comment

The content of this field is kept private and will not be shown publicly.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Allowed HTML tags: <a> <em> <strong> <cite> <code> <ul> <ol> <li> <dl> <dt> <dd>
  • Lines and paragraphs break automatically.

More information about formatting options