Conectado - O que a internet fez com você e o que você pode fazer com ela

Do prefácio de Caio Túlio Costa: "Poucas vezes vi em bom português tanta informação e argumentação como em Conectado. ...É um livro, ao mesmo tempo, técnico e humanista, didático e profundo."

Veja recomendações de leitores

• Baixe gratis o capítulo Impactos da rede na mídia ou Prefácio, Introdução e Impacto da rede na mídia.

Sobre o livro

O que está por trás de fenômenos como blogs, Wikipedia, YouTube, MSN e Orkut? Conectado mostra o que são e como funcionam sites e softwares colaborativos, descreve a rotina de criação e manutenção de comunidades virtuais e apresenta os projetos mais originais da rede.

• Aborda questões polêmicas: pirataria online, crise da mídia, censura na rede e invasão de privacidade – como o recente caso das imagens de Daniella Cicarelli no YouTube.

• Apresenta os cases mais originais da internet, como o selo musical Trama Virtual e o site Craigslist.

• Um manual para o usuário saber como tirar proveito desse novo cenário e também perceber os riscos e desafios que a chamada "comunicação de muitos para muitos" traz.

Sobre o autor: JULIANO SPYER é historiador pela USP e palestrante para o curso de mídias digitais da PUC-SP e do Departamento de Publicidade da ECA-USP. Seus projetos Viva São Paulo, em parceria com a Rádio Eldorado, e Leia Livro, para a Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, são referência no país em termos de conteúdo gerado por usuários e ação de cross-mídia interativa.

Leia a história do projeto.

Baixe o arquivo em PDF contendo índice e introdução de Conectado. Ou baixe a capa em alta resolução.

Já à venda: Compre seu volume de Conectado pelos sites da Livraria Cultura, Saraiva ou Fnac.

Da quarta capa - English version here.

Descubra o que está por trás de fenômenos como blogs, MSN, Orkut, Wikipedia e YouTube. Escrito por Juliano Spyer, que há dez anos desenvolve ações colaborativas no Brasil e no exterior, Conectado é uma contribuição original a debates que estão em pauta na grande mídia, como pirataria, invasão de privacidade e censura na web. Tem a virtude de tratar de tecnologia sem ser um livro técnico, e apresentar temas que afetam a sociedade sem ter vícios de estudos acadêmicos. Traz instruções práticas para formar e manter comunidades virtuais e descreve os cases mais importantes da internet.

Aqui, encontra-se um roteiro para conhecer os projetos colaborativos mais originais aplicados a educação, negócios, comunicação e ativismo social. O leitor ainda pode acessar um site para compartilhar suas experiências com outros leitores e com o autor.

Aposta na abertura dos canais de comunicação

Conectado é um manual que apresenta a comunicação pela internet do ponto de vista teórico, prático, aplicado, conduz o leitor por estudos de casos e debate as consequências e desafios do mundo interconectado. Seu objetivo implícito é ajudar a radicalizar a distribuição do acesso à mídia.

Conheça a história do projeto.

AttachmentSize
Release_Conectado.doc274.5 KB