BlogSpot ou WordPress - qual é a melhor opção para iniciantes?

Quem tem acompanhado o blog - anybody there? - está por dentro do processo de condicionamento mental a que estou me propondo para estabelecer mais conversas abertas (pelo blog) e menos fechadas (por email). Vide os últimos posts. Pois às vezes é questão de estar atento às oportunidades.

Ontem recebi uma mensagem da minha querida prima Carol, que debandou para o Canada. Ela pede ajuda para abrir um bloguezinho porque é "terrível com computador". Ela explica que já criou criou um no Blogspot, mas quer algo mais bonitinho. Ela segurou um espaço no WordPress, mas está "pastando".

Espero que ela não fique brava comigo por abrir essa conversa. É que ilustra o tema que venho insistentemente tocando, de que muitas conversas privadas hoje poderiam acontecer publicamente, para o benefício de todos. E que essa transição, aliviando o tempo que gastamos respondendo emails, acenturaria o uso dos blogs como ferramenta de comunicação.

Respondendo especificamente à Carol, eu recomendaria, para o iniciante, usar o BlogSpot. Muitos projetos de envergadura como o Post Secret e o Face Hunter usam essa ferramenta. Ela é grátis, fácil de ser administrada e aparentemente está voltando a ser cuidada pelo Google. Mas sei que esse é um tema delicado porque o WordPress - que eu não conheço - tem uma comunidade bastante ativa de usuários, e eles certamente têm argumentos para defender sua opção.




Comments

Com certeza é mais fácil para um iniciante usar o Blogger...contudo, não consigo mensurar quão fácil, e pessoalmente acho que não é muito mais fácil que usar um do wordpress.com, portanto como sempre sugeriria o Wordpress.

Já usei os dois, primeiro o blogger e atualmente o wordpress. O blogger é MUITO mais simples e tem templates que eu gosto até mais, básicos e elegantes. O wordpress tem mais recursos mas para quem começa é bem mais difícil.EX?

Outro dia fui ajudar uma amiga a criar um blog de literatura infantil e, por hábito, fiz no wordpress. Aí ela começou a me fazer um monte de perguntas (onde faz isso, como muda aquilo..) e até eu me enrolei. Tá certo que não sou lá muito nerd. Faz um ano que blogo, batendo a cabeça até desvendar os macetes. Trocamos pelo blogger e ela tá feliz da vida. ;)

Prima e Marcelo, concordo com a Biti.

O blog não é uma ferramenta para se conhecer teoricamente. E apesar de ser muito associada às ações de amadores, ela tem sutilezas que precisam ser descobertas e vividas.

Mais do que a ferramenta de publicação em si, o que faz o sucesso do blog, na minha opinião, é o grau de interesse que a pessoa tem pelo assunto tratado. A receita de sucesso do blog começa com o usuário descrevendo para ele mesmo qual é seu tema, seu foco. E não é um foco qualquer.

No Conectado usei como epígrafe dois framentos de texto que falam especificamente sobre isso. Veja lá. Chegar a isso é mais importante para o sucesso do seu blog do que a ferramenta que voce vai usar. Porque só um assunto verdadeiramente importante faz alguém manter a rotina, que é outro segredo dos blogs. Só esse interesse original faz do blogueiro, mesmo sem formação 'oficial' em comunicação, produzir conteúdo mais interessante do que o dos profissionais.

É esse interesse que alimenta a 'economia' positiva do blog. Já que o assunto é parte de voce, voce não vai fazer esforço para ficar informada sobre ele; uma conversa de bar fatalmente conduzirá a uma troca de idéias interessante e que poderá gerar post. Ler o jornal, navegar pela web, mandar um email - tudo isso você vai fazer com olhos para o seu assunto e o que voce encontrar naturalmente servirá para alimentar o seu blog.

E um blog com essa 'vibração' fatalmente atrai pessoas interessadas no mesmo assunto, e isso enriquece mais a conversa. Até o ponto em que blogar será uma necessidade...

Meu conselho é que voce exercite isso com o blogspot. E gradualmente vai passar a ter conhecimento técnico e exigências que te conduzirão a uma ferramenta mais robusta como o WP.

com certeza , o Blogger é bem mais fácil. Tive um blog lá mas acabei mudando pro Wordpress pq o Java Script dele passou a nao funcionar mais e os emails q enviei pro Blogger nunca foram respondidos.
Qdo fui para o Wordpress, percebi q era um pouco mais complicado mas vale a pena pq eles tem uma interface q deixa o blog c/ estilo mais adulto e sério. A única coisa q sinto falta no Wordpress é q ele não aceita Flash nem Java - so html mas c/ um pouco de imaginação acabei criando soluções p/ suprir esta falta

milena, concordo que o WP dá um estilo mais sério e adulto.

fiquei curioso para saber o seu grau de familiaridade com programação. você é da área ou aprendeu por necessidade e vontade de saber mais para mexer no seu blog.

brigadão.

marcelo, eu também nunca montei um blog no WP. a questão é que quando a gente entende de um determinado assunto, tende a achar que aquilo é comum. eu nunca criei um blog no WP, mas nao resta duvida que a qualidade da apresentação seja superior.

Post new comment

The content of this field is kept private and will not be shown publicly.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Allowed HTML tags: <a> <em> <strong> <cite> <code> <ul> <ol> <li> <dl> <dt> <dd>
  • Lines and paragraphs break automatically.

More information about formatting options