Abertura do Campus Party Brasil - uma vivência shamãnica

Sei lá, muita gente deve ter disponibilizado as imagens deste mesmo evento, gravada por perspectivas diferentes e com qualidades diferentes. Mesmo assim, me esforcei bastante - veja abaixo - para disponibilizar esse material.

Para resumir: o arquivo abaixo traz a íntegra do evento de abertura do Campus Party Brasil. Têm aproximadamente 40 minutos. Inclui a apresentação artística e os discursos. Mas isso não diz quase nada. Quase não justifica o trabalho de assisti-lo. Então, o que justifica?

Seguinte: subiram no palco dois caras de Barcelona para fazer funcionar uma tal de reactable. O que voce enxerga é a projeção de um círculo azul na parede. Parece uma coisa de shamã. Eles colocavam objetos sobre essa superfície e cada um deles produzia um tipo de som. Não o mesmo som, mas um que se relacionava com o gerado pelos outros objetos.

Não precisa fazer muito esforço para entender. Veja o começo do vídeo. Não foi só isso o que aconteceu. No palco, como convidado estava o ministro da cultura Gilberto Gil, que como discípulo da deusa Musa, quis entrar na farra, primeiro improvisando, em seguida, encaixando frases de canções brasileiras, de Dorival Caymmi, por exemplo.

E não termina aí. Se terminasse, já valia. Mas do fundo escuro do salão imenso do primeiro piso do prédio da Bienal apareceu um grupo da escola de samba Nenê de Vila Matilde. Completando, participando, integrando, repercutindo, costurando, remixando os outros dois sons. Uma reunião improvável que - como diria o Velho Guerreiro - rrrrrealmente tinham a ver com o espírito desta reunião.

Então, sem mais palavras, com vocês, isso:

Untitled from juliano spyer on Vimeo.

História de como este arquivo quase não sobreviveu.

Demorou. Demorou pra caramba. Quase desisti. 236 mega de arquivo de vídeo para subir no YouTube.

Tentei hoje pela manhã. Esperei, sei lá, umas duas horas, e nada dele concluir o carregamento. Desisti.

De noite, início da noite, no meio de uma sessão meio-BarCampeana sobre TV e web, aproveitei pra conectar o computador nessa giga banda larga. Quase uma hora passou e nada. A conversa terminou e nada.

Mas como o assunto era web e tv, resolvi compartilhar com as pessoas o motivo da minha frustração. Eles se animaram e se ofereceram para ajudar.

Estávamos procurando uma maneira de compactar o arquivo, mas depois de uns cinco minutos, já passava de 8 da noite, e eu desisti pensando que perderia a hora do jantar.

Estava me despedindo das pessoas e fechando o computador quando vi: o upload tinha terminado.

(Aliás, só para registro, estava terminando essa gravação ontem à noite quando apertei um botão errado e fui dormir achando que tinha perdido toda a gravação. Sim, foi praticamente um milagre essa gravação ter chegado ao 'infomar'.)




Comments

Post new comment

The content of this field is kept private and will not be shown publicly.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Allowed HTML tags: <a> <em> <strong> <cite> <code> <ul> <ol> <li> <dl> <dt> <dd>
  • Lines and paragraphs break automatically.

More information about formatting options